Glossário Day Trade - Saiba quais são os termos mais citados no mercado.
Que Trader é a profissão do futuro você já sabe mas você conhece o suficiente para adentrar nesse mundo? Além dos conhecimentos de economia, no mercado financeiro, é de extrema importância que você esteja familiarizado com os termos utilizados no cotidiano desses profissionais. Nesse post separamos alguns termos frequentes que você provavelmente já se deparou na Arena ou no seus estudos sobre o tema e iremos desmistificar essas gírias e expressões:
1- Alavancagem:
Quando se tenta aumentar a possibilidade de lucros utilizando recursos de terceiros.
2- Análise Fundamentalista:
Uma modalidade de análise que se baseia na análise da empresa, estuda os aspectos financeiros, econômicos e mercadológicos, projeção do comportamento dos preços de ações a partir do estudo de características particulares dela.
3- Análise Técnica:
Estuda o comportamento dos preços e está atrelado a cálculos matemáticos e estatísticos. É um dos métodos mais utilizados no mercado financeiro.
4- Ativos:
Os ativos financeiros são bens ou mercadorias e não possuem representação física além da documentação que os define.Na bolsa, o termo ativo pode ser usado para qualquer item que tenha valor comercial e possa ser negociado, como ações, contratos futuros ou commodities.
5- Bear Market:
Na tradução literal, Mercado de urso, significa quando o mercado está com expectativa de queda.
6- Bull Market:
Em tradução literal, Mercado de Touro, significa quando há uma previsão otimista e o preço das ações estão subindo.
7- Candlestick:
Em portugues a tradução literal seria candelabro, mas trata-se do gráfico que irá auxiliar o trader a visualizar pontos de saída e entrada de um ativo, identificando tendências sobre ele. Pode ser um aliado na tomada de decisões para quem realiza análise gráfica.
8- Circuit Breaker:
Suspensão temporária do pregão devido a uma forte retração no índice Ibovespa.
9- Contrato futuro:
Compromisso de compra e venda de ativos financeiros em que o preço é acordado com antecedência para pagamento em uma data futura com o objetivo de se proteger da oscilação de preços.
10- Cotação
Termo que se refere ao preço dos ativos negociados em determinado período.
11- Execução:
Quando uma ordem de compra ou venda foi concluída, o trader executou a operação.
12- Home broker
O Home Broker é um sistema que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros por meio da internet, fazendo isso de uma forma simples e rápida. O home broker é o principal meio de acesso à bolsa de valores. Por meio dele, você pode negociar ativos, como ações, de qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso à internet.
13- L/P:
Lucro/Perda
14- Mercado Futuro
Há negociação de ações que terá o preço acordado pago em uma data futura estabelecida. Mercado em que as operações são feitas para liquidação em datas futuras, com preços predeterminados, visando especulação ou se proteger das oscilações de preços.
15- Minicontratos
Diferente dos contratos cheios, que precisam de um lote mínimo de 5 contratos para negociação, os minicontratos dão oportunidade para traders iniciantes, pois permite que eles negociem com apenas uma porcentagem do valor total do investimento e com uma margem de garantia menor.
16- Mini Dólar
Corresponde a 20% do contrato futuro de dólar cheio, ou seja, o WDO é um minicontrato com vencimentos estabelecidos. É um compromisso de compra ou venda da moeda quando chega determinada data
17- Pregão
Intervalo de tempo durante o qual bolsa de valores é negociada, período onde é feita as operações de compra e venda.
18- Scalping
Estratégia do Day Trade com a intenção de lucrar a partir de movimentos curtos e rápidos, comprando no preço mais baixo e vendendo no mais alto
19- Stop Gain
Função que permite que o trader programe previamente e automaticamente a venda dos seus ativos depois que já alcançaram o valor que ele esperava de lucro.
20- Stop Loss
Função que permite que o trader programe previamente e automaticamente a venda dos seus ativos, caso eles desvalorizem muito, para evitar perdas maiores.
21- Swing Trade
Oposto ao day trade, no swing trade as operações de compra e venda de ativos que duram de médio a longo prazo.
22- Volatilidade:
Um dos principais indicadores, se refere a variação de preços de uma ação ou do mercado, representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações de valor. Dizemos que uma ação tem alta volatilidade quando o seu preço varia muito em um curto período de tempo. Muitas vezes, é arriscada para traders iniciantes.
Esse pode ser o pontapé inicial para a imersão nesse universo, conhecendo e estando familiarizado com os termos os seus estudos podem progredir de forma mais tranquila. Mas lembre- se, esse é um tópico extenso, que exige estudo e atualizações frequentes. Para você se habituar com o mercado, a Trade Arena oferece o melhor simulador para iniciantes e experientes, com torneios gratuitos e pagos com premiações. Continue acompanhando a Arena, para se manter informado nas nossas redes sociais e nosso grupo VIP para usuários.
Acesse agora:
Yorumlar