top of page
  • Arena

5 Personalidades de Traders: Conheça suas fraquezas e pontos fortes.



Psicologia do Trader

No mercado financeiro, ter consciência do seu perfil é essencial para alcançar a consistência e traçar seus objetivos de forma inteligente. Na maioria das vezes a diferença entre um trader rentável e um trader inconsistente, não é sua estratégia e sim sua inteligência emocional, e a forma como lida diante as adversidades, uma vez que atuar no mercado é um desafio para além dos conhecimentos em economia.


Pensando nisso, o psicólogo e trader PhD Dr. Kenneth Reid, desenvolveu um teste de personalidade que encaixa cada perfil de trader em um dos cinco abaixo:


1. Agricultores:

Pacientes, tendem a repetir estratégias simples, seguem bem tendências (alta/baixa) e são o exemplo de consistência.

Homem roçando a platanção
Agricultor

Entretanto, como valorizam o trabalho duro, esperam também um retorno alto e podem se tornar desencorajados com a aleatoriedade dos resultados financeiros do mercado.






2. Guerreiros:

São extremamente corajosos e capazes de enxergar oportunidades onde outros veem somente risco.

Guerreiro sparta
Guerreiro

Encaram o mercado e aguentam bem a pressão.

No entanto, guerreiros tendem a agir de forma inconsequente realizando os os chamados “trades vingança”, devolvendo os ganhos e/ou entregando muito dinheiro ao mercado.







3. Artista:

Os artistas são flexíveis, adaptáveis ​​e criativos. Onde os outros veem aleatoriedade, os Artistas encontram padrões para analisar e explorar.

Homem pintando uma tela
Artista

O ponto fraco dos artistas é que, geralmente, improvisam muito e fazem muitos “trades intuitivos” deixando a técnica de lado, não chegando a lugar algum.









4. Realista:

Abordam os trades de forma pragmática, como uma empresa, calculando diariamente o Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Estatua da era modernista
Realista

Eles não se importam em estar certos ou em saber o porquê de um método funcionar, contanto que esteja dando retorno. No entanto, não sabem como agir de forma inteligente durante os períodos de perdas e se desestabilizam facilmente.







5. Engenheiro:

Esses traders agem de forma lógica e racional. Usam planilhas, tendem a ser perfeccionistas.

Levam uma precisão metódica para as operações, mas por vezes sentem dificuldades em mudar o mindset. São fortes candidatos a sofrer a chamada “paralisia por análise”, ou seja, analisar tantas variáveis que acabam por não realizar as operações.





Segundo Prof. Reid todo trader manifesta características de todos os cinco arquétipos, mas sempre há um que se destaca no perfil. Contudo, à medida que o trader amadurece, o ideal é que haja um balanceamento dos atributos, entretanto isso pode levar anos. Por meio de um esforço consciente, estudo e prática, pode-se alcançar melhores resultados com tempo reduzido.


E você? Qual é o seu perfil? Se ainda não sabe teste seus conhecimentos e seu psicológico na Trade Arena e descubra qual arquétipo você se encaixa mais.


Participe agora dos torneios diários:









Comments


Que tal receber as melhores dicas de day trade? 

Imagem.png

Baixe o Trading Starter Pack gratuitamente

Agente de TI

Use este espaço para se apresentar e contar sua história profissional.

bottom of page