top of page

Os axiomas de zurique - Os 12 passos para o sucesso na renda variável

Atualizado: 25 de abr. de 2022



Este título surgiu em um clube suíço o qual os membros operavam os ativos da época, mais precisamente após a segunda guerra. Este livro foi escrito por Max Gunther. O pai do autor foi nada mais nada menos que gerente da Swiss Bank Corporation, que em 1998, foi fundida a uma das maiores gestoras de fortunas do mundo, a UBS.


Os axiomas surgiram por causa de um grupo de pessoas do mercado financeiro, que sempre se reuniam e todos gostariam de ficar ricos, mas sabiam que apenas com salário, não seria possível.


O livro foi escrito com objetivo de listar os passos, ou seja, listar o processo de construção de uma forma de pensar, que nos auxilie nas melhores formas de agir em relação aos riscos que envolvem trabalhar com renda variável.


O livro é divido em 12 grandes axiomas, e para complementá-los ou explicar melhor cada um deles, ainda existem 16 axiomas menores que são distribuídos entre os principais.


 

1º Grande Axioma - Risco


Este axioma define bem a vida de quem trabalha com renda variável e coloca foco. Pois a premissa é “Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante”. Mas o objetivo não é sair como louco, arriscando tudo e em qualquer momento. Neste ponto, tem-se o auxílio de dois axiomas menores, para dar direção ao risco.



1º Axioma menor - Só aposte no que vale a pena.

É necessário fazer uma análise sobre o investimento, afinal de contas, não devemos sair colocando dinheiro sem ao menos fazer um estudo sobre o ativo, ou quem sabe, entrar em uma operação de Day Trade sem ter um operacional moldado, que nos dê alguma chance de extrair dinheiro daquele movimento.


2º Axioma menor - Resista às diversificações

Diversificar é bom, entretanto, estudar a fundo poucos ativos, entender o comportamento, as variáveis envolvidas, os players envolvidos e entender quais movimentos externos podem afetá-los, com certeza aumentam as chances de bons lucros. Ou seja, quando ganhar, ganhará bastante sobre o capital que foi colocado a risco.



2º Grande Axioma - Ganância

Quando estamos lapidando nosso operacional para a renda variável, passamos por situações em que a variação negativa de nosso investimento é maior que nosso lucro. Ou seja, aceitamos perder muito mais do que queremos ganhar. Com isso, aceitamos prejuízo maior que o lucro.




3º Axioma menor - Entre sabendo o quanto quer ganhar

Ao estarmos ganhando, é necessário saber qual é o alvo. E tentar mantê-lo ao alcance dos olhos. Mesmo assim podem acontecer duas situações que mudam tudo.

Uma situação é que, poderá ocorrer uma reversão do movimento e poderemos devolver o lucro todo, caso não for realizada alguma saída parcial. A outra situação é que o movimento a favor pode ser muito maior que nosso objetivo, e ao encerrar a operação no alvo poderá cortar o lucro oculto. Entretanto, não devemos ser gananciosos e tentar extrair até o último centavo, apenas alongue as operações se algum fator relevante mostrar que vale a pena alongar a operação e, sempre ajuste o stop para não devolver o que o mercado já lhe deu.


E ao realizar um trade positivo, para lapidar o emocional, se dê um prêmio como recompensa por bater a meta positiva.


3º Grande Axioma - Esperança

A esperança na vida é ótimo para podermos acordar e trabalhar mais um dia, entretanto, ter esperança na renda variável pode te levar para a ruína. Seja fiel ao seu operacional e sempre tenha um stop loss e um stop gain. E CUIDADO com montagem de posição negativa, ou seja, cuidado com MÉDIO para trás, POIS PODERÁ PERDER TUDO.

Saiba trabalhar a posição para sair dela caso esteja indo contra você.

Neste grande axioma existem 3 desafios para serem trabalhados e moldados:

1. Medo de arrepender-se

2. Colocar em prática este axioma(Acostumar a ter pequenas perdas, visando novas operações e melhores.)

3. Dificuldade em assumir que está errado.


4º Axioma menor - Espere as pequenas perdas com um sorriso. Como fatos da vida. Enquanto aprende a criar seu operacional que alonga as operações.

Duas simples palavras: STOP CURTO!


4º Grande Axioma - Previsões do futuro

Impossível saber o futuro, a qualquer momento pode sair uma notícia ou até mesmo acontecer algum desastre que afete o comportamento dos mercados financeiros pelo mundo. Entretanto, com força de vontade, dedicação e muito estudo é possível construir um operacional com uma boa probabilidade de acerto. Entretanto, tenha em mente que não existe bola de cristal ou gurus. Nesta profissão, terá que derramar sangue, suor, lágrimas e muitos sorrisos de alegria, assim como todas as outras profissões, caso for apaixonado pelo que escolheu.


5º Grande Axioma - Padrões

Uma grande sacada e uma grande armadilha. É uma verdadeira faca de dois gumes se não for levado a sério o 4º axioma menor. O caos não é perigoso até que padrões são vistos e assim começa a ter uma determinada ordem. Treine seu operacional até ser capaz de parar de contar com a sorte e rezar quando entra em alguma operação.


5º Axioma menor - Cuidado com a armadilha do historiador

Os padrões se repetem sim. Teoria de Dow e ondas de Elliot. Entretanto, existem padrões diversos a serem analisados e estudados. Então sempre tenha stop curto, pois o mercado é soberano.

6º Axioma menor - Cuidado com a ilusão do grafista

É necessário aprender análise técnica. Desta forma a redução dos riscos e melhoras dos pontos de entradas, parciais e saídas ocorrerá de forma gradual.


7º Axioma menor - Cuidado com a ilusão de correlação e a ilusão de causalidade

Para explicar este axioma, a melhor explicação é a própria piada que tem no livro. Um camada ficava na esquina acenando os braços desordenadamente e gritando bem esquisito, veio um guarda e perguntou pra ele do que se tratava aquilo. ele prontamente respondeu.

-Estou afastando as girafas.

-Mas aqui não tem girafas, respondeu o guarda.

-Estou fazendo um bom trabalho, não estou?”


Cuidado com sua mente. Treine seu operacional para diminuir as ilusões do dia a dia.

8º Axioma menor - Cuidado com a falácia do jogador

Uma das grandes vilãs da renda variável é a euforia. Ainda mais com tempo de estudo e tempo de tela, ganhamos confiança, e com ela, vem a euforia. E ela fica forte a cada operação, e aí ficamos vulneráveis. Pois a euforia é a maior causadora das escapadas da gestão de risco.

6º Grande Axioma - Da mobilidade

Evite se apaixonar por um trade ou por um ativo qualquer



9º Axioma menor - Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade.

Tenha stop loss e não o mova. Tenha convicção em sua análise e apenas altere(alongar o stop gain) se um fator muito forte lhe aparecer. Não seja leal às opiniões das pessoas caso o mercado esteja indo contra você.

10º Axioma menor - Jamais exite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente

Não realize uma operação longa se o scalp parecer mais promissor. Evite sair no zero a zero, coloque no bolso. Sempre busque preservar a mobilidade, mas também não seja ping pong, melhore sua análise técnica para ela lhe proporcionar maior poder de decisão.


7º Grande Axioma - Da intuição

Apenas devemos crer em um trade que possa ser explicado. Nem sempre seremos capazes de explicar rapidamente alguns trades, simplesmente irão acontecer, mas isso se trata de conexões sinápticas que foram criadas, tempo de tela, dedicação nos estudos, ou seja, experiência de mercado. Como traders, teremos essas intuições e palpites, apenas precisamos aprender a usar no momento correto.




11º Axioma menor - Jamais confunda palpite com esperança

As crianças sonham com os presentes de natal, como traders seremos eternas crianças sonhadoras com os ganhos que teremos. Por isso, não devemos acreditar totalmente e nem desacreditar totalmente de um trade. Amadureça seu operacional para mensurar o tamanho dos teus sonhos.


8º Grande Axioma - Da religião e do ocultismo

Fé e clarividência não tem relação nenhuma com o mercado financeiro durante um trade. Faz diferença ao longo da vida, é claro. Diferença para ter forças e realizar horas de bons estudos. Mas ao entrar em uma operação, de nada adianta rezar ou ter fé.




12º Axioma menor - Se astrologia funcionasse todos os astrólogos seriam ricos

Não caia na conversa de astrólogos com bênçãos naquele dia ou naquela semana específica, pode ser uma tremenda armadilha.


13º Axioma menor - Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar

Não devemos esperar ajuda do divino ou de algum poder superior neste ramo de trabalho, devemos estudar e treinar muito, para que assim possamos vez ou outra curtir alguma onda a nosso favor quando tudo estiver a nosso favor, inclusive os astros e até mesmo Deus. Pois com muito estudo e trabalho duro, irão dizer que somos abençoados e sortudos, e de fato nos sentiremos assim.

9º Grande Axioma - Otimismo e pessimismo

Devemos saber diferenciar bem estas palavras e os sentimentos que elas nos causam no dia dia do mercado. Precisamos sempre esperar pelo melhor, isso é otimismo. Mais acima de tudo, devemos ter confiança no que estamos fazendo, pois assim, caso ocorra o pior, ele ja tinha sido previsto, ou seja, STOP LOSS sempre configurado. Apenas otimismo neste ramo de trabalho lhe tornará frustrado, ja que tomar stop loss é inevitável.


10º Grande Axioma - Consenso

Muitas pessoas expõem suas opiniões, ouça todas elas e com isso comece a criar o seu filtro, filtro tanto de opiniões quanto de pessoas.


14º Axioma menor - Jamais embarque nas especulações da moda. Com frequência, a melhor hora de comprar alguma coisa é quando ninguém quer.

É necessário para a vida e para os trades filtrar opiniões e pessoas. Estude o suficiente para saber analisar alguma opinião a fundo e desta forma não seguir as dicas de enriquecimento momentâneo. O que ninguém esta procurando neste momento? Ou então, o que irão procurar devido a algum acontecimento presente. Foque nestas perguntas.


11º Grande Axioma - Teimosia

Semelhante ao 3º grande axioma, entretanto, pode se potencializar se forem somados, portanto, crie seu operacional e fique muito atento com STOP LOSS. Não seja teimoso em algum trade, você pode perder grandes quantias.


15º Axioma menor - Jamais tente salvar um investimento fazendo preço médio

Preço médio é muito bom quando ele é a seu favor, quando é contra você, é necessário aprender a fazer, para pelo menos, sair no zero a zero da operação, e mesmo assim pode dar errado, PODE DAR MUUUUITO ERRADO. Tenha stop, perca pouco e saiba reconhecer seu erro rapidamente e desta forma, entre novamente porém a favor do movimento.


12º Grande Axioma - Planejamento

Se planejar é necessário. Faça planos de curto, médio e longo prazo. Entretanto, tenha em mente que os planos a longo prazo mudam mais do que gostaríamos, sabendo disso, foque nos planos de curto e médio prazo, conseguindo assim, sempre melhorar ou até mesmo alterar completamente seus planos de longo prazo. Tenha suas metas sempre a vista e sempre revise suas estratégias e escolhas.



16º Axioma menor - Fuja de investimento a longo prazo

Não tente extrair até o último centavo do seu trade, faça parciais e tente ter o menor drawdown possível, ou seja, se o mercado te deu, não devolva tudo. A longo prazo, seu melhor trade é querer ficar rico. E para isso, estude o máximo que conseguir e acredite em você e nas boas pessoas que você conheceu nesta trajetória.


Nos dias atuais

Para todos que estão estudando, trabalhando e respirando renda variável, neste livro existem passos extremamente importantes que nos auxiliarão nas tomadas de decisões em nossos trades, sejam eles Day Trade ou Swing Trade. Passos que ajudam a moldar nossa forma de estruturar o dia a dia neste ramo. Encaixar os conhecimentos deste livro em nosso operacional com certeza será um grande diferencial, para a vitória certa nas arenas da renda variável.








Comments


Que tal receber as melhores dicas de day trade? 

Imagem.png

Baixe o Trading Starter Pack gratuitamente

Agente de TI

Use este espaço para se apresentar e contar sua história profissional.

bottom of page